Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO NOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA

Mara Aparecida Alves da Silva, Lúcia Gracia Ferreira, José Gilberto da Silva

Resumo


Este trabalho surge integrada a uma pesquisa de Doutorado e visa promover um levantamento das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Brasil sobre Docência Universitária na área de Ensino de Química. Portanto, o presente estudo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, cuja modalidade consistiu em uma pesquisa bibliográfica, na qual os Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química desta década foram analisados. O foco dessa análise foi identificar, quantificar e entender os tipos de trabalhos que estão sendo realizados; as abordagens, eixos metodológicos e instrumentos para coletar dados utilizados pelos pesquisadores da área de Ensino de Química; os eixos temáticos do conhecimento construído; e as regiões que mais desenvolvem investigações sobre o Professor de Ensino Superior. O escopo analisado constituiu de 32 trabalhos, no formato de resumos e trabalhos completos, no qual esse último foi contabilizado em maior quantidade, indicando o fortalecimento de pesquisas mais completas. O eixo temático da Formação de Professores enquadrou o maior número de publicações. Todas as investigações são qualitativas, mas com poucas indicações dos tipos de pesquisa que foram desenvolvidas. O questionário foi o instrumento para produzir dados mais utilizados nas pesquisas apresentadas no evento. A região sudeste concentrou a maioria das publicações e o Nordeste foi representado em todas as edições desta década. Houve uma redução das publicações relacionadas aos formadores de professores e demais profissionais do Ensino Superior, fato que indica a necessidade de retomar as pesquisas e promover ações dos pesquisadores para o fortalecimento da Docência Universitária da área de Ensino de Química.


Texto Completo: PDF