Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GUANAMBI - BAHIA SOBRE SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE

Jany Rodrigues Prado, Renata Pereira Boa Sorte

Resumo


Este artigo constitui-se um recorte da pesquisa de conclusão de curso intitulada As percepções de professoras da rede particular de ensino da educação básica de Guanambi-Bahia sobre suas condições de trabalho docente. Tal pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, na qual buscamos compreender quais são as percepções das professoras da escola particular de Guanambi -Bahia referentes às suas condições de trabalho docente, tendo em vista as percepções de seis professoras de escolas particulares deste município. Para auxiliar na discussão, utilizamos autores de referência na temática “condições de trabalho docente” e também o que aborda a legislação brasileira.  Para alcançar o objetivo deste estudo, foram utilizados como instrumentos para coleta de dados uma entrevista com seis professoras de escolas particulares. Como principais achados, este estudo aponta para a necessidade de melhores condições de trabalho para as professoras de algumas escolas particulares, condições essas que se referem a melhor salário, jornada de trabalho sem extrapolar a carga horária pela qual foi contratada, incentivo à formação continuada, entre outras questões. Além disso, destaca-se que a Lei do Piso Nacional do professor não ampara a classe de professores de escolas particulares, visando apenas a professores da rede pública, vê-se então, a necessidade do apoio da legislação brasileira aos professores de escolas particulares.   

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