Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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AS MATRIZES PEDAGÓGICAS DO MST. RELATOS DE VIVÊNCIA, ENSEJOS DE RESISTÊNCIA NO ASSENTAMENTO BOA SORTE, IRAMAIA – BAHIA

Monaliza Meira Simões, Tânia Regina Braga Torreão Sá

Resumo


A intencionalidade desse artigo é problematizar o caráter inovador das 5 matrizes pedagógicas que dão sustentação a já reconhecida pedagogia do MST, criada pela educadora e pedagoga Roseli Salete Caldart e sistematizada no livro “Pedagogia do Movimento Sem Terra. Escola é mais que escola” (2000). A saber: a pedagogia da luta social; a pedagogia da organização coletiva; a pedagogia da terra; a pedagogia da cultura; e a pedagogia da história. Para analisarmos tais matrizes pedagógicas, exibimos um quadro analítico organizado a partir de uma vivência sistemática de 7 dias, que foi experimentada na pesquisa de IC/UESB, realizada no Assentamento Boa Sorte – Iramaia, Bahia, espaço de conflitos, mas também de resistência, por uma escola identificada com os propósitos do MST. 

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