AS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE PALMAS DE MONTE ALTO-BAHIA
Fabiana dos Santos Silva, Silvina Braga dos Santos, Walcilêz Magalhães Lelis
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de conhecer e analisar as dimensões da gestão democrática no contexto de uma escola pública Estadual do município de Palmas de Monte Alto, Bahia. Através de entrevista realizada com o gestor da escola identificou-se pontos relevantes que compõem a gestão dessa escola, tais como: principais atividades desenvolvidas pelo gestor, os desafios na gestão escolar, o processo de construção do PPP e do currículo da escola, o modelo de gestão, participação de conselhos e os assuntos discutidos, critérios usados na distribuição dos recursos escolar, o processo da avaliação institucional e da aprendizagem, as ações voltadas para o desenvolvimento dos profissionais da instituição de ensino e, os mecanismos usados para estabelecer relação com a comunidade. Este trabalho retrata não apenas as dimensões da gestão democrática que a escola abrange, mas também apresenta uma breve discussão sobre legislação e os teóricos que discute a gestão democrática no contexto educacional brasileiro. Enfim, a gestão democrática não pode ficar restrita apenas a formalidade e sim consolidar com a participação dos envolvidos na escola, para isso, é fundamental que o gestor tenha um perfil dinâmico para alcançar as dimensões da gestão democrática.
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