Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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AS CONCEPÇÕES DE FRACASSO E REPROVAÇÃO EM DISCIPLINAS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UFBA: UMA INVESTIGAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Edna Santos de Jesus, Rodrigo da Silva Pereira, Hélio da Silva Messeder Neto

Resumo


Este artigo resulta de trabalho de conclusão de curso da licenciatura em química.  Tendo como eixo orientador o fracasso e a reprovação em disciplinas do curso de química da Universidade Federal da Bahia. As experiências destacadas de algumas entrevistas evidenciam as contradições de classe existente nas instituições de ensino de caráter elitista. Ao ingressar na Universidade, o estudante se defronta com uma falsa concepção alardeada de que “ele é igual a todos”. Essa ideia veiculada faz com que a comunidade acadêmica não desperte para o elevado grau de exclusão, ou inclusão perversa, que se soma as problemáticas institucional para aumentar as possibilidades de fracasso, desde as reprovações em disciplinas até o efetivo processo de expulsão (jubilamento) de muitos estudantes do curso de química. Na formação dos químicos da UFBA, são vários fracassos observados que são alimentados por um tratamento diferenciado, a exemplo da prioridade da matrícula para uns, da falta de políticas educacionais para acolher as pessoas nas suas diferenças, o que vem contribuindo para acentuar o índice de reprovação em determinadas disciplinas para determinados estudantes. Em lugar de orientação pedagógica surge as manifestações de forma sempre sutil, sugestão solidária por parte de algum docente para o estudante mudar de curso, bem como sinalizar as dificuldades de avanço no curso como uma incapacidade pessoal do estudante em compreender os conteúdos de química. Este trabalho realça a problemática estrutural da educação, desde a educação básica até o ensino superior, que reforçam o modelo secular de dominação e submissão entre as classes.


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