Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Deise Maíra Silveira Moreira, Romeu Lelis Guedes, Berta Leni Costa Cardoso

Resumo


Esse trabalho consiste em um relato de experiência derivado do estágio supervisionado, denominando de Desenvolvimentos De Ações Pedagógicas na Educação Física Formal II (estágio VII), ofertado no 8º semestre do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Do Estado Da Bahia – UNEB – CAMPUS – XII. O objetivo é relatar a experiência vivenciada através do estágio supervisionado, assim como o processo metodológico utilizado nas aulas com os conteúdos abordados. As intervenções aconteceram com alunos do ensino fundamental II no 7º, 8º e 9º ano de uma escola municipal da cidade de Guanambi-Ba. Os conteúdos trabalhados foram dança com o 7º e 8º ano, preconceito, discriminação e sexíssimo com o 9º ano, utilizamos a perspectiva cultural da Educação Física para o planejamento das atividades. As aulas ministradas possibilitaram alcançar os objetivos determinados como promover a vivência com os diversos tipos de dança, interpretar sequências coreográficas assim como a discussão e reflexão das representações sociais presentes durante as aulas, nas turmas do 7º e 8º ano foram questão de gênero e religião decorrente do conteúdo dança, no 9º ano trabalhamos com outros três temas sociais, preconceito, discriminação e sexíssimo estabelecidos no plano de curso para ser trabalhado durante a unidade, igualmente a dança. O estágio proporcionou uma experiência docente de grande proeminência, agregando conhecimento, vivência e reflexões essenciais para a prática pedagógica.

Texto Completo: PDF