Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ARTICULAÇÕES ENTRE AMIZADE, CURRÍCULO E ESCOLA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES.

Sarah Apfelgrün, Gicele Maria Cervi, Luiz Guilheme Augsburger

Resumo


A pesquisa se debruça sobre a articulação dos conceitos de amizade, currículo e escola. Este artigo teve como objetivo principal problematizar os conceitos de amizade a partir das práticas discursivas de professores de escola de Educação Básica da rede pública. As investigações foram realizadas partir da questão: quais as articulações entre amizade, currículo e educação escolar que portam as práticas discursivas de professores? A metodologia deu-se a partir da perspectiva pós-crítica, de cunho qualitativo, a ferramenta utilizada para a produção de dados foi o questionário e entrevistas, os sujeitos para a realização da pesquisa foram treze professores de uma escola pública. O artigo trabalha com os dados do questionário, neles a análise foi sobre o conceito de amizade. Os principais autores usados para elaborar a discussão teórica são Aquino (2014), Castro (2014), Dussel e Caruso (2003), Foucault (2006), Ortega (1999), Silva (2005) e Varela e Alvarez-Uria (1992).  A análise, organizada com as perguntas abertas apresentou aproximações e distanciamentos dos textos teóricos. Estas aproximações e distanciamentos elencaram a maneira como a amizade é compreendida no contexto escolar pelos docentes, e como estes encontros potentes são presentes nas suas práticas ou não. A partir da problematização dos dados infere-se que a amizade neste espaço é compreendida pelos professores como necessária, mas, definida como uma relação de cumplicidade, as respostas acerca do assunto mantêm uma estrutura semelhante.


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