Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ARQUITETURA E EDUCAÇÃO UMA COSTURA POSSÍVEL: POR NOVAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 05 ANOS DE IDADE.

Márcia Lacerda Santos Santana, Cândida Maria Santos Daltro Alves

Resumo


Este resumo é parte integrante de uma pesquisa ligada ao mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, na linha de Políticas Públicas em Educação. Neste recorte, apresentaremos parte do texto que sustenta a nossa argumentação teórica da importância dos espaços físicos das creches para o desenvolvimento das crianças pequenas, o espaço enquanto o 3ª mediador. A investigação na sua integralidade buscou responder sobre a influência do espaço físico na prática pedagógica desenvolvida pelos professores da unidade de educação do Proinfância no município de Itamaraju/BA. Tendo como objetivo geral dialogar sobre a utilização dos espaços físicos do Proinfância na organização da prática pedagógica dos professores. E como objetivos específicos identificar os espaços do Proinfância mais utilizados pelas professoras e quais práticas foram desenvolvidas nestes espaços; conhecer como os educadores vislumbravam os espaços físicos existentes na creche do Proinfância; listar algumas das possibilidades educativas dos diferentes espaços físicos da creche e avaliar com os professores, através dos seus registros, rotinas e planejamento dos espaços por atividades na organização da prática pedagógica destes. Foram abarcados estudos e pesquisas complementares da área da arquitetura e da educação em um diálogo necessário para explicação do objeto de pesquisa em questão. O caminho da pesquisa perpassou por uma abordagem qualitativa pelo método da pesquisa ação existencialista ancorado em Barbier (2007) e Freire (1996) tendo como referência para avaliação e teorização dos resultados as categorias Freirianas de situações-limites, atos limites, inédito viável e o ser-mais.


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