Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS: UMA BREVE REFLEXÃO

Tânia Costa Silva, Rogério Santos Sales, Eliene Meira da Silva

Resumo


O presente artigo surgiu como proposta do curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior, especificamente no âmbito da disciplina de Tecnologias Educacionais, com a seguinte indagação: Como proporcionar uma aprendizagem significativa em tempos que a informação se encontra maciçamente disponível em diversos meios e como manter os alunos interessados em relação à aprendizagem em sala de aula? Nesse sentido, objetiva refletir acerca da importância da aprendizagem significativa no contexto das mídias educacionais. Para tanto, fez-se necessário ampla revisão bibliográfica e buscou-se analisar a teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por Ausubel, averiguar a importância da aprendizagem significativa e por fim associar a teoria da aprendizagem significativa e os novos meios de aprendizagem.  À luz da teoria de Piaget e Vygostsky, analisou-se as colocações de Ausubel (1976) quanto à incorporação de novos conhecimentos de maneira significativa. Com base nesses teóricos reflete-se acerca da aprendizagem significativa no contexto das tecnologias da informação e defende o engajamento do professor nessa nova esfera de aprendizagem em que o conhecimento pode estar em qualquer lugar e o docente passa ser um mediador da informação tornando as aulas significativas. Por isso mesmo, a pesquisa ora apresentada traz uma abordagem qualitativa. Conclui que, estratégias diversificadas são necessárias para envolver o educando em uma aprendizagem significativa, todavia, é essencial o envolvimento do educador nas práticas de ensino de modo que este busque atualização constante do fazer docente e acompanhe a dinâmica da sociedade.

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