Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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APRENDIZAGEM NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELAM OS ESTUDOS E PESQUISAS?

Sirlene Prates Costa Teixeira, Elvira M. Cavalcanti de Souza, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar um levantamento da produção acadêmica dos últimos dez anos sobre a aprendizagem no 3º ano do Ensino Fundamental. Este estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica do tipo descritivo e analítico, uma vez que busca identificar, selecionar e analisar abordagens, métodos e posicionamentos de pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos (graduação, mestrado e doutorado) com o intuito de sistematizar o conhecimento produzido acerca da temática da aprendizagem no 3º ano do Ensino Fundamental e encontrar lacunas e evidências que possam nortear futuras investigações. A metodologia consistiu na busca, seleção e análise de trabalhos acadêmicos publicados na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no banco de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2008 a 2017. O trabalho insere-se na pesquisa de Mestrado, um estudo de caso de abordagem qualitativa que tem por tema “Aprendizado no 3º ano do Ensino Fundamental: tensões, limites e possibilidades”.  Por meio da realização do levantamento, conclui-se que a maioria dos trabalhos encontrados focam a aprendizagem no primeiro ano e aqueles que fitam no 3º ano do Ensino Fundamental dão pouca visibilidade ao processo de aprendizagem e maior atenção ao ensino.

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