Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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APRENDIZAGEM E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DOS MEIOS URBANO E RURAL: GRANDES DESAFIOS

Julita Lopes Carvalho, Juscilene Silva Oliveira, Antônio Domingos Moreira, Janete Santos Silva

Resumo


O presente artigo traz uma reflexão sobre a evasão dos estudantes das modalidades Educação do Campo e EJA no município de Itapetinga-BA, atrelada ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, refletiremos sobre o que seria necessário para melhoria do ensino e permanência desses indivíduos que, por muito tempo, foi oferecido em seriação e/ou multisseriação, como precarização do ensino, especialmente nas escolas do campo, utilizando os mesmos moldes da educação urbana. Através deste estudo, busca-se pressupostos sobre os desafios do ensino noturno nas escolas municipais urbanas e rurais, no município de Itapetinga-BA, visando compreender os causadores da evasão e repetências, pensando em ações que venham contribuir não apenas para a permanência desses alunos, mas também para melhoria do ensino oferecido a estes. Analisaremos o processo de ensino-aprendizagem das escolas municipais, com base nas diretrizes elaboradas para orientar o ensino dessa modalidade, tomando como referencial teórico os autores que tratam dessa desafiadora temática. Importantes autores corroboraram para essa reflexão, dentre eles: o educador Paulo Freire e sua tendência libertária; Marlene Ribeiro, que discute firmemente a liberdade, autonomia e emancipação do sujeito do campo; Arlete dos Santos, pesquisadora e estudiosa na área da educação no/do Campo; a Pedagogia expressa por Demerval Saviani; as contribuições de José Libâneo e João Gasparin, dentre outros que apontam para a necessidade de estruturação adequada da educação, como garantia da continuidade dos direitos já adquiridos através da legislação e das políticas públicas implantadas, e a efetivação de uma metodologia do trabalho pedagógico que contemple os anseios e necessidades do aluno da cidade e do campo, visando sua aprendizagem. 

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