Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA BÁRBARA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Junália Anunciação da Cruz Ferreira, Lucymar Freitas dos Santos, Rita Nogueira, Klayton Santana Porto

Resumo


Este artigo é resultado de um estudo do Projeto Político Pedagógico realizada na Escola Municipal Santa Barbara, localizado no povoado do Largo Velho, zona rural, município de Irará, Estado da Bahia. O trabalho foi desenvolvido durante o período de estagio realizado pelo Programa Residência Pedagógica com subsídios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O desenvolvimento da pesquisa iniciou-se através da análise do PPP na perspectiva de assegurar e efetivar a educação do campo na escola, tendo como princípio as diretrizes curriculares do campo no contexto escolar,  buscando entender  de que forma o PPP desta escola está  articulados com o propósito de ensino na modalidade de educação do campo, na perspectiva da formação humana e emancipação dos camponeses .Além da análise documental da escola foram trabalhado   artigos sobre analise de PPPs de várias escolas , no intuito de proporcionar aos  residentes uma reflexão sobre a identidade da escola do campo bem como a  compreensão da realidade social dos camponeses estudantes desta escola . Neste sentido a pesquisa foi desenvolvida com análise documental, onde buscou-se observar o funcionamento da escola condiz com observações realizadas em relação ao PPP sendo um pilar norteador das práticas pedagógicas no âmbito escolar que busque atender as especificidades da educação do campo.

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