Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ANÁLISE DO PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO PIBID

Marcos Ferreira Santos Silveira, Marcos Augusto Santos Almeida, Patrícia Oliveira Cardoso

Resumo


O ensino de Física no Brasil é uma grande preocupação dos pesquisadores hoje. Os métodos utilizados nas turmas de Física de nível médio e/ou técnico é, majoritariamente, tradicionalista e pouco se utiliza outras ferramentas como, por exemplo, a experimentação. Muito se fala sobre a importância da implementação deste método, mas pouco é feito para que ele esteja mais presente. Assim, durante a participação no PIBID, tivemos uma oportunidade de estar em sala de aula, onde, em dado momento, pudemos realizar uma atividade com experimentação, o que nos instigou a questionar sobre como esse método se configura na construção de conhecimento em sala de aula. Acredita-se que a implementação de demonstrações experimentais maximiza o aprendizado gerando uma aprendizagem significativa e com mais autonomia onde o discente pode manipular, vivenciar e ter uma visão mais crítica sobre aquilo que estuda. Este trabalho tem como objetivo relatar esta experiência e trazer para uma análise mais profunda sobre ela, partindo da visão de diversos autores, para discutir a validade desse tipo de abordagem em sala de aula. Fica evidente, sobre um olhar mais crítico, que a experimentação se apresenta como um importante na construção de um processo de ensino aprendizagem mais completo. Espera-se que aqueles que compõem nosso sistema educacional percebam o quanto antes a importância desta ferramenta e passem a utilizá-la com mais frequência em prol da educação.


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