Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A DESIGUALDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: UMA ESTIMATIVA DE DADOS EM PAINEL (2004-2013)

Maria Orlandia de Melo Belmiro, Leandro Batista Duarte, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


A situação educacional dos jovens residentes no campo registra significativa desigualdade em comparação aos que habitam as cidades, o que reflete uma distribuição desigual no usufruto dos direitos sociais. Neste estudo, buscou entender em qual grau a educação do Campo pode afetar a desigualdade de renda no Brasil. Foi analisado a nível regional o índice de Gini, levando em consideração a média de anos de estudo para a população do Campo entre 18 a 29 anos de idade. Na metodologia, utilizou-se o modelo de painel estimado para Efeito Fixo e Aleatório para o período de 2004 a 2013. Como resultado principal, o artigo demonstrou que a Educação do Campo foi significativa e possui impacto sobre a desigualdade de renda. Concluiu-se que, o aumento da escolaridade para a população do Campo contribui para a redução da desigualdade por regiões no país.  

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