Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO E SUAS EXPECTATIVAS COM ESSA MODALIDADE DE ENSINO

Marcelo Marques Carneiro, Sebastião Silva Costa, Maria Aparecida Antunes Moreira

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo investigar as expectativas dos alunos do Ensino Médio regular que estudam no turno noturno. A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário e a entrevista estruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do município de Tanque Novo/BA, no ano letivo de 2018, com uma amostra composta por dez estudantes do ensino médio regular noturno, matriculados no 2º ano do referido nível de ensino. A amostra foi dividida em dois grupos: G1, com alunos de menor rendimento, e G2 com os de maior rendimento escolar. Foi feita a apresentação dos gráficos e discussão dos dados colhidos na pesquisa. Os resultados indicam que a maioria almeja, além da certificação, a preparação para a inserção no mercado profissional, bem como de um ensino superior de qualidade, o que pressupõe a necessidade de um trabalho diferenciado voltado para melhor atendimento dos alunos do turno noturno.

Texto Completo: PDF