Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ALIMENTAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E REPOUSO: CAMINHOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM JORNADA INTEGRAL

Hortência Pessoa Pereira, Ana Lúcia Castilhano de Araújo, Andressa Rayana Neves, Joice Pereira

Resumo


O presente trabalho se refere a um relato de experiência da prática de estágio supervisionado específico V em Licenciatura de graduandas do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus Vitória da Conquista – BA. O estágio que compreende a elaboração de projetos no âmbito escolar, promoveu a vivência da realização de um plano de intervenção que teve como objetivo apresentar possíveis metodologias concernentes aos momentos de alimentação, higienização e repouso dos estudantes de uma Escola em Vitória da Conquista, a fim de promover a constituição de uma rotina escolar infantil adequada para a jornada de estudos em tempo integral. Tal Instituição Escolar possui aulas regulares para turmas do 1º ao 4º ano, com o acréscimo de atividades extracurriculares complementares no turno oposto às aulas. Para tanto, utilizamos da metodologia de elaboração de projeto de intervenção amparada no levantamento de demanda a partir de dados do contexto escolar, tomando como ponto de partida a observação do espaço, das interações que nele ocorrem e os momentos que o compõem, bem como, uma escuta dos profissionais da instituição e dos alunos por meio de rodas de conversa. Com isso, a partir da implementação do plano de ação, conforme a viabilidade da instituição e as adaptações necessárias a serem feitas pela mesma, espera-se que o espaço escolar se torne ainda mais saudável aos alunos a medida que se estabeleça uma rotina que contemple a implantação de momentos/espaços adequados as necessidades biopsicossociais dos estudantes.


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