Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ALFABETIZAÇÃO: ENTRE A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA E O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO

Ana Paula Lopes Santos, Claudionor Alves da Silva

Resumo


O presente apresenta uma reflexão acerca da teoria construtivista abordada por Piaget (2011) e a teoria do desenvolvimento da informação segundo de Bzuneck (2004) e suas relações com as práticas de alfabetização de jovens e adultos. O trabalho de empiria foi desenvolvido numa escola da rede municipal de ensino. A técnica utilizada foi a observação in loco, para verificar de que modo têm sido desenvolvidas as práticas pedagógicas voltadas para o ensino da leitura e da escrita de alunos da educação de jovens e adultos. Com base no desenvolvimento deste trabalho, podemos afirmar que a forma de percepção sobre a educação é bem evidenciada no construtivismo, que coloca o aluno como centro do processo de aprendizagem. Portanto, as atividades de ensino colocam o aluno adulto como sendo capaz de refletir sobre o proposto e, mais ainda, de achar a equilibração. Esse é o papel que o professor assume ao absorver o construtivismo como meio de ensino. Instigar, propor, desequilibrar e enaltecer os pontos que esse aluno apresenta na sua pré-história escolar e da educação.


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