Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR

Ionara da Paixão Tavares Nascimento, Gleydson da Paixão Tavares

Resumo


O sucesso do gerenciamento das unidades de ensino depende, dentre outros fatores, de um planejamento educacional de qualidade que possibilite as condições necessárias para o alcance dos seus propósitos. Para tanto, se faz necessária à construção democrática de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que atenda às reais necessidades da escola e da comunidade que a compõe. Este trabalho analisa a participação do professor na elaboração e na execução do Projeto Político Pedagógico de uma unidade escolar. Para atender os objetivos propostos, contou-se com o referencial teórico Alonso (1988); Vasconcellos (2004), Padilha (2001), Gadotti (2000), dentre outros. A abordagem desse estudo foi realizada através de uma pesquisa quantitativa, na qual foi privilegiada a análise dos dados coletados, por meio da aplicação de questionário. A amostra foi composta por 10 professores que atuam no segundo segmento do ensino fundamental, de uma escola da rede pública municipal, do extremo sul da Bahia. Os resultados obtidos revelaram que: 40% dos professores não são estimulados e convidados a participarem do Projeto da escola, e 20% só às vezes; 70% disseram que o diretor não apresenta ou às vezes apresenta perfil democrático; e 50% dos docentes não se envolvem e nem se comprometem com a execução do PPP. Assim, concluiu-se que os professores precisam engajar-se mais com a  materialização do Projeto Político Pedagógico. Por outro lado, o gestor educacional necessita adotar posturas mais democráticas para possibilitar maior envolvimento do corpo docente na elaboração do PPP e assegurar, desta forma, o comprometimento efetivo em sua execução.


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