Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEMÓRIAS DE UM FUTURO PEDAGOGO

Gleydson da Paixão Tavares

Resumo


O Estágio é um campo formativo em que o estudante tem a oportunidade de adentrar ao contexto educacional e a possibilidade de iniciar o seu desenvolvimento profissional. Este memorial é fruto de conhecimentos e experiências adquiridas enquanto estudante-estagiário do Curso de Pedagogia / UAB, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e foi elaborado a partir das narrativas das experiências vivenciadas. O objetivo foi identificar as contribuições do Estágio Supervisionado da Educação Infantil, para a formação inicial do futuro pedagogo. A abordagem do estudo é biográfica no qual foi utilizado o método (auto)biográfico. É de natureza descritiva e reflexiva considerando o processo ação-reflexão-ação do fazer docente. As análises e discussões tiveram um cunho qualitativo, pois, foram realizadas reflexões da realidade vivida buscando a sua compreensão. O estágio foi executado em uma escola da rede pública do município de Ilhéus-Ba, na Educação Infantil, com crianças de 05 anos de idade. Além das experiências adquiridas durante o estágio foram utilizados como suporte para a construção do memorial, o diário de campo, os relatórios de observação e coparticipação, os planejamentos das aulas, os documentos que orientam o estágio do curso de Pedagogia – UAB/UESC e as legislações que estabelecem as diretrizes para educação infantil. O estágio possibilitou-me a realização de pesquisa e reflexão da prática docente, a percepção da importância do lúdico para a aprendizagem da criança, a corporificação da teoria na prática e a minha aproximação com a realidade escolar.


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