Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DA LEITURA DE MUNDO À LEITURA DA PALAVRA

Thaís Montalvão Pereira, Maria Eduarda Cardoso Seixas Souza, Gisele Ferreira De Amorim, Susane Martins da Silva Castro

Resumo


O presente artigo é resultado de reflexões das vivências do Estágio III, no qual se refere às contribuições da Alfabetização e Letramento no segundo ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada no oeste baiano. Este Estágio foi entendido na perspectiva de pesquisa e teve como objetivo promover a leitura e a escrita do mundo e da palavra como base para a construção da alfabetização e letramento, com vistas a compreender como essa auxilia nas aprendizagens. Os resultados e discussões aqui apresentadas estão fundamentados nos estudos de: FREIRE (1989); PIMENTA E LIMA (2006); FERREIRO E TEBEROSKI (1999); SOARES (2003); dentre outros. Nesse sentido, as reflexões tecidas neste trabalho foram construídas a partir dos dados que foram coletados através da pesquisa documental, observação, diário de campo, pesquisa-ação, privilegiando assim a abordagem qualitativa de pesquisa.

Texto Completo: PDF