Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO NAVARRO DE BRITO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Rafael Gomes Silva, Háila Cunha Amorim, Sidney Lauton Ribeiro, Virna Santos Barros

Resumo


O presente trabalho surgiu a partir da disciplina Práticas em Projetos Aplicados ao Ensino de Geografia, os estudantes se basearam nos princípios norteadores da educação dispostos em artigos presentes na Constituição Brasileira e posteriormente, na Lei de Diretrizes Bases da Educacional Nacional (LDB). Essa lei tem o intuito de assegura à educação de forma mais valorosa.

Com embasamento teórico utilizamos escritores da área do ensino, como Cunha (2009), Imberón (2010), Veiga (2005, 2010), dentre outros. Foram realizadas leituras de documentos legislativos que asseguram a educação, mais especificamente a LDB e a Constituição.

Esses autores sinalam a grande importância da educação na construção social dos países, no caso do Brasil, as lutas dos docentes pela valorização do magistério vêm de um período histórico longo, porém, os impasses e dificuldades para essa valorização também não são poucos.

Com a análise de como a valorização do magistério pela formação inicial e formação continuada se efetivava no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB) em Vitória da Conquista, se torna necessário a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) do estabelecimento de ensino, pois nesse estão dispostos os objetivos a serem alcançados com base nos princípios norteadores organizados nas leis educacionais.

Com essa verificação, constou-se a partir de entrevistas com docentes que a escola não tem poder de liberação espontânea dos professores, existe uma dependência do Estado para que isso se cumpra.

Como proposição, foi orientado que as universidades façam parcerias com escolas, para que os educandos sejam motivados e conquistem isso.


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