Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E O AUTORRECONHECIMENTO

Maria do Socorro Pereira Silva, Ana Lúcia Castilhano de Araújo

Resumo


O trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre a origem das comunidades remanescentes de quilombo. E ainda é levantada a discussão sobre a autoidentificação e o papel das escolas do ensino básico no processo de valorização da cultura das crianças oriundas das comunidades, visto que a educação escolar se apresenta como um dos agentes na promoção de Direitos e da cidadania na infância se tratando de um trabalho em andamento que mais adiante pretende-se observar na prática como se dá essa relação da educação com o autorreconhecimento nas crianças de comunidades quilombolas. A educação das crianças quilombolas é pautada na Lei de Diretrizes Curriculares Nacional da Educação, mesmo após decretos para a regulamentação do ensino em escolas públicas e privadas tenham em suas práticas pedagógicas elementos que discutam sobre a cultura algumas escolas e profissionais da educação não compreendem a importância que em sua prática pedagógica discuta sobre a cultura afro e sobre os costumes. Como consequência, as crianças que, junto com sua família vivem nesses espaços criados como refúgio pelos escravos, tende a se sentir como não pertencente ao ambiente escolar, visto que os elementos que compõem o patrimônio cultural não são mencionados nas práticas educativas da instituição.

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