Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A SOCIOEDUCAÇÃO PENSA O JOVEM INFRATOR: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM GOIÁS.

Amone Inacia Alves

Resumo


Esse trabalho apresenta uma análise sobre as expectativas dos educadores que participaram do Curso Básico de Socioeducação, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG, no período de março de 2016 a novembro de 2017. Como docente do módulo 3 do Curso de formação, intitulado “Socioeducação e responsabilização: natureza da Medida Socioeducativa”, além das aulas ministradas, fizemos um questionário a ser respondido ao final do módulo contendo sete questões, com o objetivo de apreender os significados das práticas educativas realizadas por esses profissionais. Esse texto resulta de resultados parciais dessa pesquisa, abordando a perspectiva da formação, no ambiente socioeducativo. Pretendemos mostrar os resultados dessa pesquisa, abordando como estes profissionais concebem a violência juvenil, os impasses e limites da socioeducação na formação dos jovens que cometeram infrações. Fizemos de antemão, a leitura de produções que tratam do tema em portais acadêmicos, como Portal da Capes de Dissertações e Teses e Biblioteca Digital de Dissertações e teses. Mapeamos os trabalhos que discutem sobre o sistema socioeducativo no período de 2014 a 2018. Utilizamos dos descritores: medida socioeducativa, educação e violência, de modo a apreender como as pesquisas têm sido realizadas no Centro-Oeste e no Estado de Goiás. Notamos que a pesquisa acadêmica tem sido insipiente sobre o tema, com poucos trabalhos apresentados, o que denota a marginalidade da discussão, inclusive nos meios acadêmicos. Esse texto é um excerto da pesquisa em andamento que se propõe a refletir sobre a temática da socioeducação. Trata-se de estudo de caso, da realidade goiana.

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