Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA NA PRÁTICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Crislene Lisboa Girardi, Marcolino Sampaio dos Santos

Resumo


Será que os professores que atuam como docente do ensino superior tem formação pedagógica? Parece que não, já que um dos primeiros comentários que os estudantes fazem em relação ao professor é se o mesmo tem ou não didática. Esse artigo tem como objetivo comprovar como a falta da arte de ensinar pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem do Ensino Superior.  A metodologia aplicada nesse estudo foi direcionada pela abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo à luz dos preceitos metodológicos encontrados em Gil (2008, 2009), Triviños (1987) e Libâneo (2002, 2013). Nesse sentido, pode-se dizer que esse artigo, necessariamente, é uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor que tem que organizar o modo de ensinar para que o aluno aprenda de modo significativo e desenvolva habilidades e atitudes que vão impactar a sua formação de cidadãos críticos comprometidos com o mundo ao seu redor.

Texto Completo: PDF