Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A REDE EMANCIPA COMO CONTRAPOSIÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES NEOLIBERAIS PARA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Samira Xavier Machado, Mônica Maria Teixeira Amorim

Resumo


Neste trabalho contextualizamos a Rede Emancipa – movimento social de educação popular – enquanto contraposição às orientações neoliberais para organização da educação no Brasil. Assim, analisamos orientações neoliberais que nos são contemporâneas e que conformam a educação brasileira na atualidade. Tais orientações impactam tanto a organização da escola básica, quanto superior, e se pautam, entre outras, na redução do papel do Estado no financiamento da educação, na mercantilização do ensino e na avaliação eficientista de instituições e professores. Em oposição à essa perspectiva, a Rede Emancipa de cursinhos populares se coloca como um movimento social que atua pautado na concepção de educação como um direito social e um bem público. Do ponto de vista metodológico utilizamos de pesquisa bibliográfica e análise documental. A título de conclusão inferimos que as políticas neoliberais não se destinam, efetivamente, a garantir a universalidade do acesso à educação pública de qualidade para todos e todas. Por outro lado, a Rede Emancipa, pode ser entendida como expressão de luta pela promoção da democratização do acesso à educação de qualidade e, apesar dos seus limites de ação, constitui um movimento que merece maior atenção de educadores e pesquisadores pela experiência acumulada de trabalho com educação popular.


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