A REALIDADE HETEROGÊNEA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Renata da Silva Posso, Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Resumo
Esta comunicação objetiva discutir preliminarmente as práticas de letramento observadas em uma turma multiseriada do primeiro segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Ilhéus/Bahia. O interesse principal foi compreender como os professores promovem o letramento social dos estudantes no ambiente escolar, mediante a reconhecimento do material didático utilizados no trabalho pedagógico dentro da sala de aula, considerando a relevância da heterogeneidade dos estudantes. Tal análise integra o estudo de campo em que foram realizadas entrevistas com duas professoras que atuam na referida turma, voltadas ao entendimento dos modos de escolha, elaboração e utilização do material didático. São considerados os modelos de letramento autônomo e ideológico, propostos por Street, observando a apropriação da leitura e escrita e sua repercussão das práticas de letramento. Como aporte teórico, também utilizamos os estudos de autores como Freire e Kleiman, que valorizam a relação entre educandos e o mundo circundante, mediados por uma prática educativa transformadora e emancipatória, além de Mello que abordam a produção didática da EJA como práticas de produção e construção de saberes no meio escolar, bem como Oliveira que trata do trabalho educativo com diferentes sujeitos de conhecimento num processo heterogêneo de aprendizagens. Em síntese, trazemos algumas análises da voz dos docentes e reflexões que visam colaborar com a ressignificação das relações entre língua/linguagem e os sujeitos que se encontram implicados em situações sociais desafiadoras, a fim de contribuir para a transformação social dos sujeitos envolvidos em processos de ensino e aprendizagem.
Texto Completo: PDF