A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL ONTEM E HOJE
Hétone Rodrigues Rocha, Wallace Sousa Cruz, Igor Andrade Santos, Carmem Virgínia Moraes da Silva
Resumo
o presente trabalho se propôs à condução de uma breve reflexão a respeito dos desencontros entre as expectativas equivocadas atribuídas à prática dos psicólogos e as formas de atuação apontadas como as mais adequadas, além de suas decorrências históricas, fatores esses que interferem diretamente na construção de uma identidade concreta para a área de atuação do profissional psicólogo. Para tanto, apoia-se em produções de autores referência na área, como Andrada (2002; 2005a; 2005b), Antunes (2007), Guzzo et al (2010), Barbosa e Marinho-Araújo (2010) e Oliveira e Dias (2016). Por fim, as conclusões deste estudo coadunam-se com o que a literatura situada em um paradigma mais crítico e preventivo postula sobre esse campo de atuação da Psicologia, defendendo, assim, uma teoria mais imbricada com a práxis escolar, bem como profissionais que promovam ações que dialoguem com a realidade e que fitem a emancipação dos sujeitos mais prejudicados com as desigualdades sociais.
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