Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A PRODUÇÃO DO SABER DA EXPERIÊNCIA REFERENCIADA NAS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS

Matheus Bonfim Ribas, Chrysna Gabriella Pereira Morais, Edinaldo Medeiros Carmo

Resumo


O presente estudo versa sobre a mobilização dos saberes docentes na produção do saber da experiência mediante as referências das estratégias formativas. Teve como objetivo compreender a mobilização dos saberes na produção do saber da experiência por professores no início da trajetória profissional. Teoricamente, dialogamos com os estudos de Gauthier et al. (2013) e Tardif (2000, 2002). O estudo realizado teve natureza qualitativa e apoiou-se na fenomenologia. Tomamos como fonte de produção de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas com sete professores licenciados em Ciências Biológicas, sendo quatro deles da rede privada, dois da rede pública e um atuante nas duas redes. Assim, a investigação nos permitiu analisar as implicações das trajetórias vivenciadas pelos professores na produção do saber experiencial, tomando como método de análise e interpretação a Análise de Conteúdo Temática (BARDIN, 2011). Notadamente, os professores relacionavam muitas aprendizagens sobre a docência a experiências escolares anteriores. Por outro lado, também revelaram que suas práticas pedagógicas são fortemente influenciadas por professores da formação inicial. Em ambas as situações, as práticas dos antigos professores não foram esquecidas, mas transformadas em conhecimentos sobre o fazer docente. Portanto, a trajetória na formação inicial, assim como a trajetória escolar são fundamentais na formação do licenciando, pois mesclam elementos da docência circunscritos a abordagem e pedagogização dos conteúdos científicos/acadêmicos, consistindo em espaços privilegiados de produção de saberes docentes.

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