Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE JEQUIÉ – BRASIL

Claudia de Faria Barbosa, Emili Santana Peixoto

Resumo


A inclusão de pessoas com deficiência é um tema complexo que demanda políticas públicas, debates e práticas pedagógicas de inclusão educacional. A Constituição Federal (BRASIL, 1988) garante o direito à matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. A implementação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Lei Federal n° 12.764 (BRASIL, 2012) concede às pessoas com autismo os mesmos direitos conquistados pelas pessoas com deficiência também na educação regular. Entretanto, essa prerrogativa da política pública incide sobre a dúvida: é possível incluir o aluno autista em escolas regulares? O presente estudo analisa as práticas pedagógicas de inclusão adotadas por docentes de duas escolas públicas regulares da cidade de Jequié – Brasil que possuem alunos autistas matriculados e se os profissionais dessas instituições podem influenciar no seu desenvolvimento social. Com uma metodologia qualitativa, esta pesquisa tem o objetivo de compreender a prática pedagógica docente de inclusão de alunos com autismo na escola. A partir dos dados coletados, através de questionário e um roteiro de entrevistas e de observação participante durante um mês na sala de aula em duas escolas públicas conclui-se que as profissionais encontraram muitas dificuldades em efetivar os propósitos legais de inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, apesar de fazerem um trabalho de qualidade. 


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