Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO TRATO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Érica Vieira SOUZA, Lilianne Borba CASTRO, Luzia Barbosa de OLIVEIRA

Resumo


As discussões acerca das relações étnico-raciais possibilitam uma reflexão sobre a existência de muitos casos de racismo, discriminação, preconceito e segregação, tendo em vista a criação de estereótipos que afastam e distanciam os seres humanos entre si. Nas escolas, que são espaços de ensino-aprendizagem, os casos e expressões de desrespeito e negação das diferenças são inúmeros, tornando-se uma problemática expressiva. Diante desse contexto encontra-se o professor de geografia e a sua prática pedagógica, portanto, este trabalho busca analisar como esse profissional tem se posicionado para o enfrentamento desse problema. Além disso, também abre discussões sobre as relações étnicas, bem como reflexões sobre as implicações da discriminação no ambiente escolar, visando um melhor direcionamento acerca de como reagir frente ao problema do ‘racismo na escola e na sociedade’. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de se obter um levantamento do processo histórico relacionado à discriminação racial na educação brasileira após a implantação da lei 10.639/2003.


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