Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A PESQUISA-AÇÃO EXISTENCIALISTA E A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: UM DIÁRIO E MUITOS ANSEIOS

Cíntia Lopes Vieira de Jesus, Cândida Maria Santos Daltro Alves

Resumo


O artigo intitulado de A Pesquisa-ação Existencialista e a Educação Infantil do Campo: um diário e muitos anseios é o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo geral compreender como acontece a formação dos/as professores/as da Educação Infantil Campesina no município de Bom Jesus da Lapa – Bahia. Para isso, respaldado em Barbier (2007) e Franco (2005), entre outros colaboradores, este trabalho foi desenvolvido tendo como premissa a pesquisa-ação, considerando os pensamentos freirianos (FREIRE, 1987, 1992, 1996) e apoiando-se em algumas categorias, como as situações-limites e atos-limites, advindos de um grupo de estudos e de reflexões dos registros no Diário de Itinerância, baseado no princípio do diálogo, possibilitando o acesso a informações precisas, referentes aos professores e professoras da primeira infância, do espaço campesino de Bom Jesus da Lapa – BA, por meio da escuta sensível. Assim, foram realizados quatro encontros de diálogos com as professoras que atuam em quatro escolas situadas no Projeto Formoso “A”, perímetro de irrigação do referido município. Enfim, durante a realização da teorização dos dados obtidos através dos diálogos no Grupo de Estudo, as pesquisadoras coletivas afirmaram que o melhor produto a ser compartilhado aqui é a vontade de divulgar o quão especial e específico é o Projeto Formoso “A”, quando não se encaixa em Educação Urbana nem Campesina, informação nunca antes pensada pelas mesmas, mas que agora faz sentido e as convida a rever as suas práticas e ações, seja em sala de aula/referência, seja nos cursos de formação continuada.

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