Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO (PNME) PARA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CASTANHAL-PA

Evilly Vieira de Sousa, Camila de Cássia Mendes da Silva, Madison Rocha Ribeiro, Maria Gesikelle Firmino

Resumo


O estudo insere-se no âmbito das discussões sobre currículo em interface com a política de educação em tempo integral, analisando de forma específica a visão construída por professores da rede municipal de ensino acerca das contribuições no âmbito dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática construídas na aprendizagem de seus alunos pelo programa que aqui se discute. Partiu-se da hipótese de que com a ampliação do currículo e do tempo de estudo os alunos participantes do PNME estariam tendo suas dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática minimizadas, já que o macrocampo Acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática) oferecido pelo programa é obrigatório e oferece a maior carga horária de estudos. A pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, sendo operacionalizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, na qual foram utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados. Para a compreensão da realidade investigada arrolou-se autores tanto do campo do currículo quanto do campo da educação integral. Após a análise dos dados constatou-se que, de acordo com os professores, houve implicações positivas do desenvolvimento curricular do PNME na aprendizagem dos alunos, contudo, estas se deram de modo parcial, haja vista ao final do ano letivo a taxa de aprovação do alunado integrante do programa não atendeu as expectativas esperadas, sinalizando para uma melhor articulação e gestão pedagógica do programa nas escolas.

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