Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A MÚSICA HARMONIZANDO OS SABERES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Karine Soares Lima Silveira, Adrielly Silveira, Sandra Alves de Oliveira, Jany Rodrigues Prado

Resumo


Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar os momentos experienciados com a vivência musical no estágio supervisionado na turma do 4º período da educação infantil da Escola Municipal João Paulo II, no município de Guanambi-BA, durante a observação diagnóstica e coparticipativa e a intervenção pedagógica, no período de abril a maio de 2018. Neste artigo, refletimos sobre o papel da música nessa etapa da educação básica, não apenas como um recurso didático-pedagógico, mas como mediadora e organizadora no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Ressaltamos que o estágio oportunizou experienciar na prática os saberes construídos nos processos formativos, nos componentes curriculares do curso de Pedagogia do Departamento de Educação de Guanambi – Campus XII/UNEB. A observação diagnóstica, coparticipativa e investigativa possibilitou-nos uma visão mais ampla da educação infantil, dos conteúdos trabalhados na sala de aula, da prática dos professores, bem como a elaboração do projeto de intervenção “Brincando e cantando também se aprende na educação infantil”. A utilização da música na educação infantil desperta nas crianças o interesse por ouvir, sentir, criar, interpretar, socializar e aprender, nesse universo tão vasto em que a música pode contribuir no desenvolvimento integral da criança. Ponderamos no sentido de nos abrirmos e sensibilizarmos na escuta e no olhar para o outro como um ser em construção, pois estamos em processo formativo. O estágio supervisionado proporcionou-nos reflexões sobre as suas contribuições na formação e prática docente.

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