Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR, NO PROCESSO DE LETRAMENTO.

Gilvan dos Santos Sousa, Weldes Morais Alves, Igor Tairone Ramos dos Santos, Denise Aparecida Barreto

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever o resultado parcial do projeto de intervenção, intitulado “A música como instrumento facilitador no processo de letramento” e o referido projeto foi desenvolvido na escola Samoa José, Município de Barra do Choça - Bahia, em uma turma do ensino fundamental II. O citado projeto tem como objetivo associar a música ao ensino da referida disciplina e como esta pode contribuir no processo de letramento. Para tanto, valemo-nos dos seguintes instrumentos: questionário roda de conversa observação, aplicação de questionário. Subsidiados pelos autores pesquisados, dentre eles: Toscano, (2012). Cagliari, 1999) Pffeifer, (1998), ficou comprovado o uso da utilização da música na sala de aula pode tornar-se uma relevante alternativa no processo de letramento e um grande contributo no processo de valorização dos saberes das culturas presentes no espaço educativo. Cremos que a junção da música e o ensino da língua portuguesa, precisamente gêneros textuais, respaldará com eficácia o trabalho educativo do professor.

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