Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A INFLUÊNIA DAS TICs NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: NOVAS POSSIBILIDADES A PARTIR DOS YOUTUBERS

Micheli Oliveira Fraga dos Santos, Roberta Meira Gomes, Bianca Almeida Nunes, Terezinha Camargo Magalhães

Resumo


Os youtubers são personalidades que criam conteúdo de vídeos na internet e hoje já se configuram como novos profissionais do mercado. As explosões midiáticas desses vídeos não atingem somente adultos, mas crianças de todas as idades. Seja com base em entretenimento ou de aprendizado, os youtubers ensinam através da perspectiva da educação à distância crianças a todo o momento, às vezes as influenciando de forma positivas e outrora de forma negativa. Compreendendo a integração dessa plataforma digital a vida da maioria dos sujeitos que têm acesso à internet, esta pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida em campo, utilizando, como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com crianças de cinco a onze anos. Buscou-se compreender algumas implicações da influência dos youtubers na vida das crianças. Constatou-se com a pesquisa que a influência dos youtubers está ligada a ensinamentos de hábitos diários, como o cuidado com a pele e diferentes formas de cozinhar. Isso não só modifica e/ou amplia alguns hábitos anteriormente construídos pelas crianças em seu dia-a-dia, mas também resignifica o novo processo de aprendizagem, ensinando a escola que o lugar de aprender é em qualquer lugar. Todavia, ainda há a necessidade de cuidado com os conteúdos postados no Youtube que aparentam ter caráter infantil e às vezes são inapropriados para crianças e adolescentes. Necessita-se, assim, a ampliação de políticas de proteção a esse público que devem ser desenvolvidas pela plataforma e incentivadas por pais e responsáveis pela preservação infância das crianças.

Texto Completo: PDF