A (IN)VISIBILIDADE INFANTIL NAS BRINCADEIERAS ESCOLARES
Cátia Ribeiro Moreira, Isabel Cristina de Jesus Brandão
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo investigar a (in)visibilidade infantil nas brincadeiras escolares em uma instituição pública de educação infantil do município de Vitória da Conquista- Bahia . Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo e buscamos responder a seguinte questão: Como os processos de (In)visibilidade das crianças em uma instituição de Educação Infantil acontecem por meio das brincadeiras escolares? Os resultados apontam que a criança ainda é invisibilizada nas brincadeiras no âmbito escolar, não sendo respeitada em suas particularidades, principalmente pela figura do professor, pois a maioria das brincadeiras propostas na verdade se constituem como jogos pedagógicos que intenciona o fim na aquisição de conteúdo por parte das crianças. Em contrapartida, as brincadeiras iniciadas pelas crianças se mostraram permeadas de imaginação e espontaneidade permitindo a elas momento de visibilidade onde puderam expressar sua subjetividade por meio do brincar. Esperamos que, a luz dos resultados encontrados, tenhamos sensibilidade para refletir sobre a criança e suas singularidades respeitando-a principalmente na Educação Infantil, pois essa se configura como um espaço da criança e para a criança e suas infâncias.
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