Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A HISTÓRIA DO LOCAL E DO COTIDIANO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA EM FLORIANO/PI

Patrícia Novais dos Santos, Jeferson de Sousa Gomes, Andreia Martins, Carla Andrea Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma oficina intitulada “Histórias de vida: Marcas que nos identificam”. A mesma ocorreu durante o curso de formação continuada para professores que atuam nas series iniciais de Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino da cidade de Floriano-PI. A partir disso a atividade buscou analisar como os participantes lidam com a História  das comunidades onde  as escolas que eles atuam estão inseridas. Compreende-se que os (as) professores(as) apresentaram grande dificuldades de contar as histórias  a partir da vivência dos populares, resumindo-se a pesquisas de ordem oficial. Este estudo teve como referência a Proposta Curricular 1º segmento para o Ensino Fundamental  (BRASIL, 2001), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e Faleiro & Alves (2018).


Texto Completo: PDF