Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A GESTÃO ESCOLAR NUCLEADA EM ESCOLAS RURAIS DE AMARGOSA–BA

Fernanda dos Santos Almeida, Irandir Souza da Silva

Resumo


Este artigo é um recorde de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), defendida no ano de 2018. A problemática deste trabalho intitulada “Como acontece a gestão escolar nucleada em escolas rurais em Amargosa-BA” propõe compreender como é atual gestão escolar e como ela participa dos processos educativos em escolas rurais da cidade de Amargosa-BA. O objetivo geral é compreender as implicações da atual gestão do núcleo escolar, e como é a participação da gestão quanto ao atendimento das necessidades educacionais. Já os objetivos específicos são: identificar quais mudanças vêm ocorrendo em relação aos aspectos da gestão da escola pública no Brasil; analisar o que a gestão considera relevante sobre a educação de um núcleo escolar da zona rural quanto as necessidades educacionais dos estudantes. A natureza desta pesquisa foi do tipo qualitativa (CHIZZOTTI, 2003), e o procedimento para coleta de informação se enquadra em estudo de caso, (MAZZOTTI, 2006), e os instrumentos para coleta de dados foram por meio de observações e entrevista semiestruturada. Esta pesquisa também dialoga com autores que trazem fundamentos sobre a gestão escolar, como Libâneo (2012), Gadotti (2008), Paro (2008), Lück (2009, 2010), dentre outros autores. Percebe-se que a gestão escolar enfrenta muitas dificuldades, desafios e problemas, sendo necessário mudanças urgentes como, por exemplo, outra pessoa na função da coordenação pedagógica, um vice-diretor, melhores condições físicas e de locomoção, dentre outros. 

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