A GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
Lizandra Silva LIMA, Josefa Sônia FONSECA, Lisângela Silva LIMA, Likem Edson Silva de JESUS
Resumo
Este artigo é fruto de pesquisa nos municípios Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista, estado da Bahia, junto aos grupos de pesquisa: Gestão da Escola e os Resultados do IDEB: Qual a relação? - GPEGE e Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo – GEPEMDEC da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. O principal objetivo foi analisar a importância da gestão democrática, aberta para a perspectiva das manifestações políticas e pedagógicas embutidas nas propostas de democratização da educação brasileira, a partir do confronto entre suas concepções expressas nos documentos normativos e nas práticas realizadas. Para elucidar essas questões, buscou-se o referencial teórico, Lück (2000), Hora (2007), Paro (2012) e outros que discutem o tema estudado. Por intermédio desta análise, demonstramos a partir dos resultados da pesquisa, que a verdadeira natureza da gestão democrática, seja uma intervenção articulada das políticas educacionais da União, dos estados e municípios, de modo a promover mudanças quantitativas e, principalmente, transformações qualitativas, são necessárias aos padrões de modernidade que consideram o sujeito social e coletivo.
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