Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A FORMAÇÃO DE PROFESSOR NO CONTEXTO DO BRASIL COLÔNIA E DO BRASIL IMPÉRIO: AVANÇOS E DESAFIOS

Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Ivanei de Carvalho dos Santos, Daniela Oliveira Vidal da Silva, Vera Lúcia Fernandes de Brito

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar a trajetória da formação do professor no cenário brasileiro durante os períodos Colonial (1500-1822) Imperial (1822-1889) como antecedentes desta temática. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico a revisão de literatura baseada no referencial de Aranha (2000), Ghiraldelli Jr. (2009), Tobias (1986), Tanuri (2000), entre outros, para melhor compreensão acerca do objeto de pesquisa, a formação de professores. Conclui-se, portanto, que o sistema de ensino brasileiro teve início com os jesuítas e ao longo da história tramitou pelas instâncias de formação e que as Leis, Decretos e Resoluções preconizaram sobre a formação do professor, cuja necessidade de formação docente na atualidade não pode ser vista apenas como pequena vitória de uma categoria, mas como grande mudança no cenário educacional. Afinal, se não houver "visão e vigilância" a tão esperada formação com qualidade poderá ter como resultado apenas uma imposição deficitária exposta no papel. 

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