Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DE PROJETO DE EXTENSÃO

Elucimaria Costa dos Anjos Pereira, Emilia Peixoto Vieira

Resumo


O presente trabalho apresenta o curso de formação continuada oferecida às professoras da educação infantil de um município do sul da Bahia, organizado pelo Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil, da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, no ano de 2018. O curso foi concebido a partir dos anseios desse município em oferecer formação continuada aos seus profissionais da educação infantil estabelecendo com a Universidade parceria para mediar à formação. O objetivo do curso foi de promover diálogos e reflexões à prática pedagógica dos profissionais da educação infantil da rede pública, propiciando discussões ao fazer pedagógico nas unidades infantis. As reflexões foram realizadas a partir de encontros com as professoras, gestoras e coordenadoras entre os meses de agosto a dezembro de 2018. A metodologia do trabalho realizado foi fundamentada na pesquisa-ação de Thiollent (2011). Os documentos legais, como a DCNEI/2010 e documentos do município, foram utilizados nos estudos com as professoras. Os encontros foram organizados por temáticas evidenciando a importância da organização do trabalho pedagógico para o exercício na educação infantil. A experiência neste trabalho resultou na contribuição da universidade à sociedade na formação inicial e continuada de professoras.  

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