Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A ESCOLANOVISTA: UMA SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL?

Sandy Naédia Lucas de Oliveira, Maria Luana Teixeira Chaves, Francisca Valmira Almeida Pinto, Jessika Candido Araujo

Resumo


O presente trabalho objetiva analisar a ascensão do escolanovismo, traçando seu percurso histórico e evidenciando suas influências no processo educacional brasileiro. Ao discutir-se como se operou o processo de disseminação desse ideário no país busca-se, também, investiga-se se houve uma superação do modelo tradicional de educação. Para alcançar os objetivos pretendidos, utiliza-se como metodologia as técnicas bibliográfica e documental, e como teoria do conhecimento o materialista histórico-dialético. Como resultado de pesquisa, constatou-se que o método de ensino da Escola Nova promoveu uma reformulação no ensino tradicional, mas não alterou o papel da escola perante um sistema que tende a reprodução. No entanto, é possível alterar essa lógica mediante a implementação da transmissão do conhecimento sistematizado historicamente construído. 

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