Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO SOBRE A VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

Raphaela Ferraz Figueiredo, João Diógenes Ferreira dos Santos

Resumo


Este artigo trata, através da pesquisa bibliográfica, sobre a violência intrafamiliar sofrida por crianças e a escola como espaço de discussão sobre a violência, tomando como perspectiva a escola enquanto ponto de apoio e auxílio para acolher as vítimas da violência intrafamiliar e o fato de que os educadores podem estabelecer políticas com o intuito de coibir os diversos tipos de violência sofridas pelas crianças no ambiente doméstico.  A criança representa o ser que está em constantes descobertas, sobretudo a partir do grupo familiar, que deve educa-lo e protege-lo. No entanto, é no ambiente familiar que ocorrem inúmeros casos de violência, praticados pelos membros da própria família. Esses casos de violência intrafamiliar apesar de ter repercussão e ações de combate governamentais e não governamentais, ainda permanecem em uma certa invisibilidade e silenciamento. É neste contexto que o educador se faz presente, pois é no ambiente escolar que a criança passa um tempo significativo e possui convívio social fora do ambiente doméstico, estabelecendo suas relações, assim sendo, a escola poder vista como espaço para que ocorra discussões sobre a violência intrafamiliar.

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