Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO E A VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DE DIREITO

Edineide Vitor Costa, Débora Alves Feitosa

Resumo


Este artigo apresenta resultados do projeto de intervenção desenvolvido na rede de ensino de Senhor do Bonfim - BA, via Curso de Especialização em Educação do Campo, cujo objetivo situou-se em construir, junto com os professores, um documento contendo recomendações para a elaboração da Proposta Pedagógica da Educação Infantil nas escolas municipais, buscando incidir nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. A construção demandou buscar suporte em documentos oficiais que regem a Educação Infantil no Brasil, tais como: Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013) na sua inter-relação com as Diretrizes de Educação do Campo. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa ação, gerando conhecimentos voltados ao cotidiano da rede de ensino e por não ter sido concluída será continuada como produto do Mestrado Profissional em Educação do Campo na Universidade do Recôncavo da Bahia, CFP – Centro de Formação de Professores – Amargosa/BA.

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