Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR E SUAS INTER-RELAÇÕES

Rosilda Costa Fernandes, Rosimeiry Souza Santana, Cremeilda Moreira Santos, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


O presente artigo é resultado da atividade do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo, GEPEMDEC, vinculado ao Centro de Estudo e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas CEPECH da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da Educação do Campo na perspectiva da Educação Popular e suas inter-relações, assim como tecer considerações em relação às políticas públicas para educação, contextualizadas com as especificidades do campo (áreas geograficamente localizadas na zona rural).  A proposta central é realizarmos uma sucinta abordagem sobre o tema em questão, através de uma revisão bibliográfica sobre o contexto no qual se origina a Educação do Campo e a Educação Popular, com a finalidade de asseverar um debate para produção de mais conhecimentos em relação ao tema acima proposto. O aporte teórico do artigo será consolidado a partir de referências de pesquisadores/as, dentre eles destacamos Caldart, Ribeiro, Santos entre outros. No discorrer do artigo constatamos que a articulação popular e a busca pelo conhecimento foram e continuam sendo um dos principais desafios na garantia e efetivação de direitos a educação do campo. Entretanto, ao finalizar a pesquisa, descobrimos que a luta não termina com a consolidação de um direito adquirido, por isso tivemos a compreensão que a luta é contínua, na busca constante em assegurar a proposta curricular, conforme o artigo 28º da Lei de Diretrizes e Base de 1996, de modo que seja observadas as especificidades do sujeito do campo.

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