Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: INTERFACE DAS PRÁTICAS SOCIAIS E HUMANAS

Rodrigo Guedes de Araújo

Resumo


Este artigo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre os conceitos teóricos de trabalho, Educação do Campo e capitalismo tratados por Marx, Frigotto e Freire, com vistas a identificar os tipos e as relações de trabalhos em diferentes contextos sociais; realizar uma breve síntese das concepções de Educação do Campo e compreender os sentidos do trabalho na perspectiva do princípio educativo e da formação humana dos sujeitos. Destacaremos as contradições e a complexidade, pois ao mesmo tempo em que é liberdade, é servidão, ao mesmo tempo em que forma, deforma. Neste caso, ele tem que ser tratado de modo uno, em suas múltiplas dimensões. Assim, fazemos uma análise da relação entre trabalho e educação como processo de humanização ou subordinação dos sujeitos, identificando as principais transformações ocorridas no âmbito do mundo do trabalho e de suas conexões com os processos formativos educacionais. Ainda consideramos que na relação entre trabalho e educação em todas as suas formas que se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação como ação humanizadora e que, mesmo na sua ambivalência, ambas podem atuar de forma direta e objetiva na superação das formas de exploração humana.


Texto Completo: PDF