Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CAMPESINATO X MOVIMENTOS SOCIAIS

Rosilene Aparecida Barreto Martins, Antônio Domingos Moreira, Janete Santos Silva, João Nascimento de Souza

Resumo


A Educação nas áreas rurais do Brasil, historicamente foi deixada em segundo plano nas políticas educacionais do país, atingindo os seguimentos principalmente a EJA que já é historicamente negligenciada, esta realidade aos poucos passou a ser modificada devida as lutas de classe, principalmente dos Movimentos Sociais do Campo.  Este artigo tem como objetivo principal discorrer sobre a importância das lutas dos movimentos sociais na implementação das políticas públicas educacionais da Educação do Campo em especial na Educação de Jovens e Adultos, analisando o processo histórico da formação, resistência e luta camponesa.  As reflexões tiveram o suporte metodológico o materialismo histórico dialético e os resultados estão apontando que a educação do Campo, inclusive o seguimento da EJA/Campo, precisa ainda de muita pesquisa, luta e resistência.

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