Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOD (EJA) E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITAPETINGA (BA)

Juscilene Silva Oliveira, Adenilson Souza Cunha Junior, Marlene Silva Borges, Emiliana Oliveira Rocha, Julita Lopes de Carvalho

Resumo


O presente trabalho traz uma análise do cenário atual das escolas municipais do campo que trabalham com a educação de jovens e adultos na cidade de Itapetinga – Bahia e como essas duas modalidades de educação – do campo e de jovens e adultos – se configuram e interagem, explorando as aproximações entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação do Campo, como campos de conhecimento. Nesse artigo, apresentamos uma análise sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos nas escolas do Campo através de dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga -Ba do Censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Verificou-se que, apesar das grandes dificuldades encontradas nas escolas do campo, em Itapetinga-Ba, essa modalidade de ensino vem resistindo. Entretanto, a realidade dessa modalidade de educação no município deixa claro um distanciamento entre o que diz a legislação para educação no campo e para a educação de jovens e adultos e a prática na formação de professores e na garantia dos direitos básicos dos sujeitos educandos da EJA no campo. O formato de educação oferecido pelo município ainda se configura com característica e currículos tipicamente urbanos.


Texto Completo: PDF