Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO MODALIDADE EDUCACIONAL

Naiara Porto da Silva Coqueiro, Erivan Coqueiro Sousa

Resumo


O presente trabalho pretende discutir os principais marcos históricos da modalidade da educação a distância (EAD) no Brasil, a qual surgiu no país no século XIX. Diversos institutos, universidades, sistemas de ensino, canais de TV e emissoras de rádio apropriaram-se de mecanismos vários (palavra escrita, áudio, vídeo-áudio, internet) para desenvolver cursos a distância. Esta modalidade tem sua primeira legislação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Almeja-se ainda discutir as inovações tecnológicas, distribuídas em cinco gerações, na EAD, atentando para o caráter da comunicação síncrona e assíncrona. Na sequencia são discutidas as características da EaD atual que prima pelo uso intenso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), em que a internet impera, os recursos presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e como o estudante pode adequar a sua rotina de trabalho com uma rotina de estudos cabível na sua disponibilidade de tempo. Neste sentido, os estudos realizados apontam a EAD pode corroborar para a produção e disseminação de informações e conhecimentos, democratizando estes, principalmente em lugares de difícil acesso e longe dos centros universitários.  É possível potencializar o conhecimento colaborativo e grupal. A metodologia utilizada condiz com a revisão bibliográfica.

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