Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A DIVERSIDADE, A INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE

Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Adriana Regina Vettorazzi Schmitt

Resumo


O presente estudo propõe uma reflexão acerca da experiência oportunizada pelo IFSC – Câmpus São Miguel do Oeste, através do Programa “Mulheres SIM”, no ano de 2018, intitulada: “Curso de Educação e gênero: Mulheres haitianas e brasileiras na construção da cidadania numa perspectiva intercultural”. Este curso representa espaço de discussão sobre a necessidade de respeito pelo “outro” no que tange a diversidade e a interculturalidade presentes em sala de aula. Nesta relação, também se traz presente a necessidade de formação pedagógica para o profissional que atua com estes grupos, no sentido de promover o que Gadamer chama de “Fusão de horizontes”, além de ser fundamental na condução de boas metodologias e do sucesso do estudante em sua caminhada escolar.

Texto Completo: PDF